BAIRRO ALTO
E
BAIRRO DE ALFAMA

BAIRRO DE ALFAMA

Alfama (o seu nome deriva do árabe al-hamma (الحمّة), que significa ‘fonte de águas quentes, águas boas’) é o mais antigo bairro de Lisboa e um dos mais tradicionais, foi construído e cresceu aos pés do Castelo de São Jorge. Foi outrora residência de pescadores. É a essência de Lisboa, é um bairro de cheiros e sentimentos, de vida tímida e berço do fado: expressão da melancolia do povo português.

Alfama é um bairro muito peculiar por se assemelhar a uma antiga aldeia não só em aspecto como por ter uma comunidade relativamente pequena e próxima. 

Por cima e envolvendo Alfama ficam a colina do Castelo de São Jorge, fortaleza e palácio real até ao século XVI, e a colina de São Vicente. Para além do Castelo, os principais monumentos da zona são a Sé, a Igreja de Santo Estêvão e a Igreja de São Vicente de Fora.

 

É conhecido pelos seus restaurantes e casas de fado, assim como pelos festejos dos Santos Populares, em especial na noite de Santo António, de 12 para 13 de Junho.

O Bairro Alto é um ex-libris de Lisboa e da noite lisboeta, sendo frequentado diariamente por uma multidão de turistas portugueses e estrangeiros.

lisboacool_visitar_bairroalfama_13.jpg

BAIRRO ALTO

O Bairro Alto é um bairro antigo e pitoresco no centro de Lisboa, com ruas estreitas e empedradas, casas seculares, pequeno comércio tradicional, restaurantes e locais de vida nocturna. O seu planeamento e construção, num plano mais elevado da cidade, estão ligados ao maremoto do destrutivo Sismo de Lisboa de 1531.

Desde os anos 80 (século XX) que é a zona mais conhecida da noite lisboeta, com inúmeros bares e restaurantes, a par das casas de fado. Desde então, adquiriu uma vida muito própria e característica. O Bairro Alto é actualmente um bairro pacato e tradicional de Lisboa durante o dia, transformando-se a partir do início da noite no principal local de divertimento nocturno e ponto de encontro de diferentes culturas e gerações. São também muito famosas as suas várias Casas de Fado.

A partir de determinado momento passou a ser procurado como um lugar para viver, estando a sua população a ser renovada e rejuvenescida. As suas ruas repletas de grafites e roupas estendidas nos varais, fazem deste Bairro um local muito pitoresco.

Um dos locais emblemáticos e ponto de encontro deste bairro é o café A Brasileira, que tem instalada numa das suas mesas exteriores uma escultura em bronze do poeta Fernado Pessoa.

Do Mirante de São Pedro de Alcântara temos esplêndidas vistas sobre Baixa, o Rio Tejo e a colina do Castelo de São Jorge. 

Desde 2010 que o Bairro Alto está classificado como Conjunto de Interesse Público (CIP).

BairroAlto_ROTEIRO.jpg

Bairro de Alfama 

Coordenadas GPS: 38º 42’ 44” N, 9º 0’ 48” W

 

Bairro Alto

Coordenadas GPS: 38º 42’ 44” N, 9º 08’ 42” W