Bom Jesus de Braga

O conjunto arquitetónico do Bom Jesus do Monte, ex-libris da cidade de Braga, é, talvez, o mais majestoso e o mais monumental sacro-monte construído na Europa, onde predomina a arquitetura religiosa, barroca, rococó e neoclássica.

Em 1373, já se registavam sinais de atividade e construção de uma Ermida no Bom Jesus, embora com uma afluência e importância pouco significativas. A segunda Ermida chegou bem mais tarde, em 1494.

O Bom Jesus tal como conhecemos hoje surge em 1722 quando, por iniciativa de D. Rodrigo de Moura Teles, se dá início ao projeto do atual Santuário, com a construção das Capelas da Via Sacra, do Pórtico, e dos Escadórios dos Cinco Sentidos. 

Em 1784, com o fluxo cada vez maior de peregrinos, o Arcebispo D. Gaspar de Bragança confia a Carlos Amarante a tarefa de desenhar uma nova Basílica, que foi concluída em 1811.

A extraordinária escadaria que liga várias ermidas convida ao relaxamento e à meditação - nela se encontram representados os vários passos da Via Sacra e ainda várias fontes, grutas, coretos e lagos .

Os escadórios vencem um desnível de 116 metros e estão divididos em três lanços importantes: o Escadório do Pórtico, o lanço inicial onde se encontram as primeiras capelas da Via Sacra, o Escadório dos Cinco Sentidos, cujas fontes representam os cinco sentidos (visão, audição, olfacto, paladar e tacto) e que conta também com a Fonte das Cinco Chagas, e o Escadório das Três Virtudes, dedicado à Fé, Esperança e Caridade (Virtudes Teologais).

O Escadório de 581 degraus termina no Terreiro de Moisés, onde se encontra a Fonte do Pelicano e a estátua de São Longuinho. Um pouco mais acima encontra-se o Adro da Igreja com as suas 8 estátuas de personagens bíblicos ligados à paixão de Cristo.

Conhecido como o ex-libris da cidade de Braga, o conjunto arquitetónico de Bom Jesus do Monte recebe todos os anos milhares de peregrinos, conferindo-lhe o título de uma das maiores Rotas Sagradas.

Para chegar ao Santuário de Bom Jesus do Monte, no cimo da montanha, poderá percorrer a escadaria ou fazer a viagem de elevador. 

Este funicular foi mandado construir por Manuel Joaquim Gomes para ligar a parte alta da cidade de Braga ao Santuário, evitando o sobre-esforço dos cavalos, que muitas vezes tinham de ser ajudados por uma junta de bois extra para conseguir levar os passageiros através da estrada do santuário.

Foi inaugurado a 25 de março de 1882, é o único na Península Ibéria e um dos sete deste género existentes em todo o mundo, sendo também o mais antigo do mundo que continua a funcionar nos dias de hoje com o sistema de contrapeso de água.

Horários e Informações Úteis

Horário da Basílica: das 8h às 19h no verão e das 9h às 18h no inverno. Entrada Gratuita.

Horário do Elevador:  das 9h às 20h no verão e das 9 às 19h no inverno.

Para mais informações consulte bomjesus.pt/

 

Como Chegar ao Bom Jesus

Se ainda está a programar a sua visita, clique aqui para saber como chegar à cidade de Braga. 

Este famoso santuário fica a 5km do centro da cidade. Se vem de carro, encontrará diversa sinalética desde o centro da cidade até ao Santuário do Bom Jesus. Quanto ao estacionamento, encontra diversas zonas de estacionamento gratuito junto ao começo da escadaria, mas também já no topo do Santuário.

Ainda, a cidade dispõem de um bom sistema de transportes públicos pelo que facilmente encontrará uma paragem de autocarro que o leve até ao Bom Jesus.  Basta procurar pelo autocarro 02. A viagem tem a duração de 40min aproximadamente.

Para quem chega de autocarro à cidade, deve seguir a pé em direção à rotunda Conde Agrolongo.

Para quem chega de comboio, logo em frente à estação tem uma paragem de autocarros.

Procure pelo autocarro 02, com destino ao Bom Jesus. 

Para mais informações sobre horários e trajeto do autocarro 02, visite o site tub.pt

Chegando à base do Bom Jesus, pode subir até ao Santuário pela escadaria monumental ou fazer a viagem no tradicional funicular.

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

© 2017 GRUPO GALA | All Right Reserved