Cafe_Majestic_1.jpg

Café Majestic

Café Majestic

O Café Magestic é um dos ex-libris da cidade do Porto, e está situado na emblemática Rua de Santa Catarina.

A 17 de Dezembro de 1921 era inaugurado na rua de Santa Catarina o luxuoso café Elite, com traça do arquiteto João Queiroz na inauguração esteve presente o piloto aviador Gago Coutinho. No ano seguinte (1922) mudaria o nome para Majestic – sugerindo o chic parisiense, tão na moda na altura, e indo desta forma ao encontro da clientela que pretendia atrair.

O Majestic é ainda hoje um dos mais belos e mais representativos exemplares da Art Noveau (Arte Nova) na cidade do Porto. A imponente fachada em mármore está profusamente adornada com aspectos vegetalistas de formas sinuosas, reflecte o bom estilo decorativo da altura. Destaque para as colunas na frontaria, bem como para o topo onde um frontão coroa a composição com as iniciais do Majestic.

Redes Sociais
  • Facebook
Cafe_Majestic_4.jpg
Cafe_Majestic_2.jpg

No interior de forma retangular reina a linguagem da Arte Nova – molduras em madeira com simetria curvilínea e uma panóplia de pormenores decorativos, grandes espelhos intercalados por candeeiros em metal ricamente trabalhado. 

Esculturas em estuque, e florões, conferem sensualidade à sala, as duas linhas de bancos em couro gravado (substituíram os originais em veludo vermelho) conferem profundidade e aconchego.

Os detalhes em mármore, os caixilhos da espelharia, os brutos das paredes, o teto e a luminosidade dos candeeiros fazem do Café Majestic um espaço que emana uma atmosfera de luxo, requinte e bem estar.

Como quase todos os edifícios foi ao longo dos anos alvo de ampliações e remodelações – em 1925 foi construído um pátio interior e foi rasgada uma graciosa janela; em 1926 sofreu obras de ampliação; em 1927 foi ampliado o bar (para satisfazer o novo hábito da elite que frequentava o local).

Entre a década de 1960 e início da década de 1980 o Majestic caiu em declínio. Todavia, a sua beleza original e o seu significado na cidade do Porto, valeram-lhe a classificação em 24 de Janeiro de 1983 de Imóvel de Interesse Público (IIP) e "património cultural" da cidade, o que possibilitou que se iniciasse um processo de recuperação que, apesar de longo, permitiu a reabertura do café em Julho de 1994 com todo o seu antigo esplendor, convidando a reviver a fascinante Belle Époque

Na cave foi criada uma galeria de arte destinada a pequenas conferências ou exposições.

Sob a égide dos Barrias, o Café foi encerrado para execução de um projecto de remodelação. Em 1994, depois da substituição do pavimento interior, da reposição do mobiliário original e do desenho de um novo balcão, o Café Majestic foi reaberto, devolvendo-se-lhe finalmente uma merecida notoriedade.

No passado e no presente o Café Majestic foi frequentado por pessoas ilustres, artistas plásticos, escritores, pensadores e políticos, tanto portugueses como estrangeiros, foi, aliás, sempre tido como um espaço de tertúlias, debates, exposições. Mais recentementetem sido palco para concertos de piano e recitais de poesia, bem como cenário para a rodagem de cenas de filmes nacionais e internacionais.

Cafe_Majestic_1.jpg
Cafe_Majestic_6.jpg

Ao londo dos últimos anos o Majestic tem recebido inúmeros e o reconhecimento internacionall - "Prémio Especial de Café Creme" (1999), "Medalha de Prata de Mérito Turístico" (2000), "Medalha de Prata de Mérito Municipal - Porto" (2006), "Certificado do Prémio Mercúrio - O melhor do Comércio na área das empresas na categoria Lojas com História" (2011) e "Medalha Municipal Mérito - Grau Ouro" (2011), classificado pelo site cityguides como o sexto café mais belo do mundo e o Certificado de Excelência da TripAdvisor – estes galardões surgiram com naturalidade, devolvendo-lhe, finalmente, a justa notoriedade que, durante tantos anos, havia sido omitida.

Qualquer passagem pelo Porto torna o Majestic num local obrigatório.

Dados de contato

Endereço: Rua Santa Catarina, 112  | 4000-442 Porto
Telefone: +351 222 003 887

 E-mail: cafemajestic@mail.telepac.pt

Reservas: reservas@cafemajestic.com

Dados de Contato

O QUE FAZER

Visitas Próximas