calle moncada.jpg

Rua Moncada

Na Rua Montacada encontarmos em magnífica Sucessão de Palácios.

Alguns dos palácios que a nobreza de Setabria construiu ao longo desta rua desapareceram – Duque de Setabria, Conde de Ripalda, bem como osdas famílias Rotglà, Bellvís e Tárrega. 

Alguns dos que permanecem foram alvo de consideráveis modificações, todavia conservam ainda traços do século XIV, tal como o da família Despuig (n.º5 na rua), e a família Sant Ramon (n.º 12, na rua).

Intacto encontra-se apenas o Palácio do Cavaleiro Andrés de Diego, construído pelo arquiteto Frei Vicente Cuenca (1767-1845). Neste palácio destacamos o pátio, a escadaria, e as salas com o chão com mosaico da Real Fábrica de Valência.

Perto deste palácio encontramos o do Marquês de Montortal, com estrutura de arquitetura gótica com acrescentos que datam do final do século XVIII.

Não tão antigo, mas igualmente interessante é o Palácio da família Mahíques-Sanç, que foi recuperado para nele funcionar a sede da Casa de La Cultura – o edifício de raíz barroca, mas onde se combinam salas em estilo Neo-Imperial francês.

Podemos ainda ver o palácio da família Sanç d'Alboi, o com o único com teto com caixotão gótico que resta na cidade, logo a seguir encontram-se duas residências burguesas da viragem do século. Uma destas residências de arquitetura modernista, ergue-se num palácio medieval que pertencia à família Borja do ramo dos Duques de Gandía.

No n.º 22 vivia a família Sanç de la Llosa, como se pode confirmar pelo brasão de armas no beiral do telhado, e mais tarde, os Ros d'Ursins e Puigmoltó, barões de Almisserà.

Uma visita a esta rua é obrigatória para quem vai a Xàtiva.

Rua  Moncada

Dados de contato

46800 Xàtiva, Valencia, Spain

O QUE FAZER

Visitas Próximas