Castelo de Guimarães

No século X, após ter enviuvado do Conde Hermenegildo, a Condessa Mumadona Dias, assume o governo do Condado Portucalense e manda construir o Mosteiro de Sta. Maria na parte baixa da cidade de Guimarães. 

 

Os constantes ataques por parte dos mouros e normandos leva à necessidade de construir uma fortaleza para guarda e defesa dos monges e da comunidade cristã que viviam em seu redor. Surge assim o primitivo Castelo de Guimarães.

No século XII, com a formação do Condado Portucalense, vêm viver para Guimarães o Conde D. Henrique e D. Teresa que mandam realizar grandes obras no Castelo de forma a ampliá-lo e torná-lo mais forte. Diz a tradição que foi no Castelo que os condes fixaram residência e aí terá nascido D. Afonso Henriques. 

Ligado a façanhas heróicas do período da fundação da nacionalidade como a Batalha de S.Mamede em 1128, razão porque é conhecido por Castelo da Fundação ou de S. Mamede, serviu ainda ao longo da sua história de palco a vários conflitos reais. 

Perdida que foi a sua função defensiva, o Castelo entra num processo de abandono e degradação progressiva até ao século XX, altura em que é declarado Monumento Nacional e são efectuadas obras de restauro. 

Saiba mais em pduques.culturanorte.pt 

Horários e outras informações

O Paço dos Duques de Bragança insere-se num complexo Monumental da qual faz parte, além do Castelo de Guimarães, a Igreja de S. Miguel e o Monte Latito (Jardins).

Horário Castelo de Guimarães, Paço dos Duques de Bragança, e Igreja de S. Miguel

todos os dias das 10h às 18h. Última admissão: 17h30

Encerra nos dias 1 de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio e 25 de dezembro. 

 

Como Chegar

Se ainda não programou o seu roteiro até Guimarães, veja aqui como chegar à cidade.

Se chegar de carro, pode estacionar na rua Conde D. Henrique e parque de estacionamento do Largo da Condessa Mumadona (estacionamento pago) e Campo de S. Mamede, exceto às sextas-feiras (estacionamento gratuito).

Coordenadas GPS: 41º26'47'' N; 08º17'28''

Se chegar de autocarro pode visitar os principais monumentos a pé, a uma distância de 1,5km da estação de autocarros.

Se chegar de comboio, a estação fica a apenas 20min a pé do centro histórico, onde irá encontrar o Castelo de Guimarães. Veja abaixo o percurso.

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

© 2017 GRUPO GALA | All Right Reserved