CASTELO DE SÃO JORGE

Localização: Rua de Santa Cruz do Castelo | Lisboa

Contactos

1_Castelo_Sao_Jorge_Noite.jpg
2_Castelo_Sao_Jorge.jpg

 

 

As primeiras construções fortificadas do atual Castelo de São Jorge (antigo Paço da Alcaçova) datam do século I a.C., ao longo dos tempos foi sendo reconstruído por vários povos tendo recebido várias denominações. Por ordem de D. João I (século XIV) o castelo passou a ser denominado Castelo de São Jorge, santo padroeiro dos cavaleiros e das cruzadas.

Ao longo dos séculos o castelo foi sofrendo remodelações que alteraram a sua traça original. No início do século XX o castelo encontrava-se em avançado estado de ruína tendo sido, na década de 1940, alvo de profundas obras de reconstrução, levantando-se grande parte dos muros e alteando-se muitas das torres. Ao contrário do que se possa pensar, o "carácter medieval" deste conjunto militar deve-se a esta campanha de reconstrução, e não à preservação do espaço do castelo desde a Idade Média até aos nossos dias.

 

 

Foi declarado Monumento Nacional em 1910

O castelo propriamente dito teve a sua fundação nos séculos X e XI, quando Lisboa era uma importante cidade portuária muçulmana. Em 1147, o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquistou o castelo e a cidade aos mouros.

Entre o séc. XIII e o séc. XVI teve o seu período mais importante.

Foi no castelo que o rei D. Manuel I (século XVI) recebeu Vasco da Gama depois da sua viagem marítima à Índia e que a primeira peça de teatro portuguesa, da autoria de Gil Vicente, foi representada, por ocasião do nascimento do rei D. João III.

castelo-de-são-jorge-em-lisboa.jpg

 

 

O castelo ergue-se numa posição dominante sobre a mais alta colina de Lisboa, hoje centro histórico, proporcionando aos visitantes umas das mais belas vistas sobre a cidade e o estuário do rio Tejo.

 

No interior, destaca-se o núcleo museológico, onde se pode ver a história de Lisboa, e a Torre de Ulisses. O fundador lendário da cidade dá nome à antiga Torre do Tombo do castelo onde um periscópio permite observar a cidade em 360º em tempo real.

 

Aberto ao público sete dias por semana, o Castelo de S. Jorge é um local onde se pode desfrutar o património e conhecer a sua história.

 

Deixe-se encantar pelas muitas atividades culturais e lúdicas que este notável monumento de Lisboa tem reservados para si.

LISBOA (30).jpg

Redes Socias

  • Facebook


Coordenadas GPS: 38º 42’ 51’’N  9º 8’ W

Informações Úteis