Castillo_Peniscola.jpeg

Cidade de Peñíscola

Peñiscola é um município da comunidade valenciana, localizado na costa norte da cidade de Castellón, na região de Maestrazgo. 

O Castelo é, desde 1931, Monumento Histórico e Artístico Nacional. A Cidade Velha foi declarada Conjunto Histórico e Artístico Nacional em 1972. Em 2013 foi considerada como uma das mais belas povoações de Espanha.

 

Peníscola está situada numa península rochosa originalmente ligada ao continente através de um istmo de areia. Sobre o penedo ergue-se a cidade velha/centro histórico de onde se destaca o seu majestoso castelo. 

 

O município de Peñíscola inclui o Parque Natural da Serra de Irta, declarado como tal em Julho de 2002. 

 

Abundantes vestígios arqueológicos confirmam o povoamento da região desde tempos muito antigos, por esta região passaram: iberos (ibéricos), fenícios, gregos, cartagineses (o grande General Aníbal terá vivido em Peñícola vários anos), romanos, bizantinos e árabes.

 

Tal como outras regiões da Península Ibérica esta foi alvo de seucessivas batalhas entre cristãos e muçulmanos para a sua posse.

 

Em 1146 que Ramón Berenguer IV, Conde de Barcelona e Príncipe de Aragão, doou o castelo de Peñíscola ao seu principal conselheiro governamental, Guillermo Ramón de Moncada. Todavia, só em 1233 é que o Rei James I, o Conquistador, tomou Peñíscola aos muçulmanos, que se renderam. Em 1250, o Rei James I concedeu-lhe uma Carta Puebla. Em 1286, o Rei Afonso, o Liberal, doou o castelo e a cidade a Don Artal de Alagón. Don Artal manteve-o na sua posse até 1293, ano em que fez uma troca com o Rei de Aragão, Tiago II o Justo, passando-o de volta para a Coroa de Aragão. Um ano mais tarde, em 1294, trocou-o com a Ordem do Templo pela cidade e distrito de Tortosa.


 

Durante a era moderna, foram construídas as muralhas do Renascimento (1578), sendo um dos exemplos mais importantes o da fortificação mediterrânea.

 

Foi declarada cidade por Felipe V após a Guerra da Sucessão Espanhola (ocorreu entre 1701 e 1714).

 

As principais atividades económicas no início do século XX eram a agricultura e a pesca. 

 

A cidade de Peníscola, nomeadamente o seu castelo como um dos cenários da série “Guerra dos Tronos”, mas já na década de 1960, foi o cenário escolhido para cenário do filme “El Cid” protagonizado por Charlton Heston e Sofía Loren.

 

Atualmente, o setor de turismo é o principal motor económico desta fabulosa cidade.