O Antigo Hospital 

O Hospital Real é um ícone da arquitectura valenciana do século XVI.

Fundado como um hospital real por James I em 1244, reconstruído por um particular no século XV, é um dos monumentos mais bonitos e interessantes de Xàtiva. Além da sua beleza formal, é interessante devido à curiosa fusão da última arquitectura gótica com os primeiros ensaios da Renascença. É o edifício que melhor resume a situação da arquitectura valenciana nos anos centrais do século XVI. Há mais de cinco séculos que se ocupa da saúde dos Xativins.

A parte mais antiga é a capela com arquitectura gótica, com um interior em abóbada estrelada e com chaveiros e modilhões policromos, e uma fachada de arcos em ogiva com pináculos, gables e um coro de anjos músicos que rodeiam a Virgem e o Menino.

O edifício foi gravemente afectado pelo incêndio de 1707, especialmente o interior, embora tenha sido reconstruído na primeira parte do século XVIII. e as suas salas estão decoradas com frisos de lajes da Real Fábrica de Valência. Em 2006, por ocasião da exposição La Luz de las Imágenes  (Luz das Imagens), a capela foi restaurada para albergar o centro de recepção dos visitantes. Esta restauração tornou visíveis os detalhes policromados nas figuras da sua fachada.