ELEVADOR DA GLÓRIA
E
ELEVADOR DA BICA

Os elevadores de Lisboa são funiculares que servem para subir as longas e inclinadas ruas da capital portuguesa.

Elevador da Glória

O Elevador da Glória começou a funcionar em 24 de outubro de 1885, foi obra do engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard.

O Ascensor da Glória, popularmente referido como Elevador da Glória, liga a Baixa (Praça dos Restauradores) ao Bairro Alto (Jardim de São Pedro de Alcântara).

É o Elevador lisboeta mais movimentado, chegando a transportar anualmente mais de 3 milhões de passageiros.

Chegados ao Bairro Alto e a partir do mirante de São Pedro de Alcântara, talvez um dos melhores de Lisboa, os turistas usufruem de uma estonteante vista sobre a cidade.

20171128173009_alevador_da_gloria.jpg

Elevador da Bica

O Elevador da Bica, ou Ascensor da Bica, estabelece a ligação entre a Rua de São Paulo e o Largo do Calhariz, defrontando uma das encostas mais íngremes da cidade.

A inauguração do Elevador da Bica data de 28 de Junho de 1892, sete anos depois do Elevador da Glória. A conceção deste elevador é também do engenheiro português Raoul Mesnier du Ponsard. Este é provavelmente o ascensor mais fotografado de Lisboa, e uma das suas grandes atrações turísticas. 

Devido à sua enorme importância histórica e cultural, o elevador foi classificado de Monumento Nacional em Fevereiro de 2002.

 

Em 2010 o Elevador da Bica foi intervencionado pelo artista plástico Alexandre Farto, aka Vhils, que recobriu a superfície amarela com película opaca metálica refletora, ao abrigo do projeto da Carris «Arte em Movimento», integrado num programa de Apoio da Arte Contemporânea Portuguesa; esta instalação manteve-se patente até ao final de junho de 2010. Uma iniciativa semelhante recobriu em 2013 a superfície das cabinas com um padrão ilustrando a calçada portuguesa.

A zona da Bica é uma área histórica e tradicional onde ainda se conseguem ver prédios dos séculos XVI e XVII, com as suas varandas floridas e varais com roupas a secar, pois foi poupada pelo terramoto de 1755.

 

dsc_3105_te_te_1024.jpg

Andar no Elevador da Bica ou no Elevador Glória é uma experiência absolutamente memorável que todos quererão repetir dada a beleza das zonas onde estão instalados.

Visitar Lisboa e não viajar num dos seus elevadores é deixar de viver a cidade na sua essência.