iglesia san onofre.jpg

Antigo Convento de San Onofre 

O Antigo Convento de Sant Onofre, o Novo, foi construído entre 1715 e 1721 para substituir o antigo convento, chamado "O Velho" (“Vell”), que se localizava fora das muralhas e que foi demolido na Guerra da Sucessão. 

A igreja é em cruz latina e tem interessantes retábulos de cerâmica na capela de San Pascual que narram passagens da sua vida, bem como frescos que retratam os santos franciscanos. O pequeno claustro de dois andares está localizado no lado norte.

Após anos de abandono e desuso a ruína ameaçava o edifício, em 2016, com a colaboração do Ayuntamiento de Xàtiva, iniciaram-se importantes obras de recuperação do edifício secular – sobretudo de restauro da  cúpula (que estava perigosamente inclinada), e dos retábulos de azulejo do século XVIII, que foram desmontados durante a Guerra Civil, para os salvar da destruição. Posteriormente, os azulejos foram reinstalados, mas de uma forma desordenada. Pretende-se dar a este retábulo a sua real forma, arrancando, restaurando e colocando no lugar certo cada um dos azulejos, para que se possa ver como era o retábulo na sua forma original.

Screen Shot 2021-08-10 at 14.41.55.png

Xátiva tem assim mais um monumento que tem que ser visitado!

Dados de contato

Calle Vernisa, s/n - Xátiva

O QUE FAZER

Visitas Próximas