Feira de Agosto

15 ago 2021 - 20 ago 2021

A Fira de Xàtiva, ou Fira d'Agosto, existe desde 1250, e foi um privilégio concedido pelo rei Jaume I. Durante cinco dias Xátiva transforma-se num lugar repleto de luz, cor, e muito divertimento, e às suas ruas afluem os seus habitantes e turistas vindos de muitos locais do mundo.

Nas suas origens medievais feira era princiapalmente um mercado de venda de animais, nomeadamente de cavalos. Embora, a importância comercial desta atividade tenha diminuido, ainda se preserva a Feira da Pecuária – atraindo grande número de criadores de gado e milhares de visitantes.

Um dos momentos altos da Fira é o Concurso de Tiro e Arrastament. Um desporto valenciano tradicional, que consiste na corrida de um cavalo carregado com um carrinho cheio de sacos de areia. Este concurso começou na década de 40 do século XX, quando os agricultores pretenderam relembrar os tempos em que os animais eram fundamentais para a agricultutra.

Screen Shot 2021-08-18 at 11.25.36.png

As cerimónias de abertura e encerramento são um evento extraordinário que é celebrado com brilhantes noites de espectáculo. Uma das mais genuínas é a noite dos Albaes, um tipo de canto tradicional valenciano que abre e fecha a Fira – um verdadeiro tesouro antropológico!

Os cantores locaias mudam-se do recinto da Fira para a Plaça de Sant Pere, onde se inicia um desafio de canto improvisado que inunda de alegria os becos e praças por onde passa. A tamática das canções relaciona-se com os problemas da cidade e tem sempre direito a resposta, pelo que pode durar até de manhã. A espontaneidade da cultura popular é expressa em seu estado mais puro

A Fira tem lugar entre 15 e 20 de Agosto. São cinco dias em que as ruas e praças de Xàtiva combinam várias atividades, para todos os tipos de públicos e que complementam a Fira, transformando a cidade num foco de atração dia e noite. 

As propostas musicais e culturais são variadas para que possam abranger todos os tipos de público. Todos os dias da Fira, à tarde e à noite, há shows para todos os gostos. Recentemente, o Festival de la Cançó  (Festival da Canção) voltou a realizar-se, após anos de interregno. Este Festival representa um compromisso com a música local e a cultura mediterrânea, com o selo de qualidade. O teatro é também uma atividade cultural em destaque particularmente o teatro infantil, que acontece todas as tardes na Plaça del Mercat.

De destacar é ainda o Troféu Fira de Xàtiva de Velocidade – a competição mais antiga de Espanha, e uma das provas que ainda se realiza em circuito urbano. O Troféu é organizado com cuidado pelo Clube Moto Ruta Xàtiva, é disputado ininterruptamente desde 1951. Atualmente disputam-se em quatro categorias, Clássicos, 80 GP, 80 Séries e Supermotard.

Para além de todas estas atividades, os aromas do mercado medieval inundam o verão de Xàtiva durante a celebração da Fira. Passear ao longo da Alameda entre o mosaico formado por centenas de barracas tradicionais, algumas transmitidas de geração em geração, é uma experiência inesquecível. Nelas encontra-se diponível uma vasta oferta de bebidas (alcoólicas e não alcoólicas) – com receitas que vão desde a típica aigua-llimó até as propostas mais surpreendentes

 

O poder de atração da Fira d’Agost supera-se a cada ano. Se durante anos apenas se concentrou em produtos tradicionais, no presente encontram-se também à venda objetos de madeira e barro, uma vasta oferta dos tradicionais leques, vários tipos de ferragens e alimentos silvestres comestíveis.

Uma das barracas mais fenomenais, e que é um deleite para os sentidos é onde se servem figos da Índia (Opuntia ficus-indica), como sé se vê na Fira, um ofício familiar que tem passado de geração em geração.

 

Visitar Xátiva entre 15 e 20 de Agosto é obrigatório!