180810stfelix-835x462.jpg

Festas de Feliu

Anualmente no dia 1 de Agosto Xátiva celebra a Festa do seu Padroeiro, Martir Sant Feliu (Martir São Félix).

Logo pela manhã é celebrada missa em homenagem a Sant Feliu. 

Mais tarde nos arredores da capela realiza-se o típico almoço popular com centenas de participantes.

 

Quem visitar a capela dedicada a este santo em Xátiva (capital de La Costera – uma das comarcas da Comunidade Valenciana), vai deparar-se, no altar principal, com duas imagens de Sant Feliu. 

«Segundo o livro "L'Església de Sant Feliu", do professor (..) Agustí Ventura, nos séculos da nossa decadência literária e cultural, as crónicas falsas geraram uma lenda que foi retomada por Escolano: alguns supostos santos, Feliu, Arquileu e Fortunat teriam trazido o cristianismo a Xàtiva, enviado pelo bispo de Lió, Sant Ireneu, como cantam alguns santos antigos (...).»

sc3a3o-joc3a3o-gualberto-e1562534614154.jpg

Durante a perseguição, ter-se-iam escondido numa caverna debaixo do castelo e martirizados em Valência a 23 de Abril de 204, o dia que mais tarde se tornaria a festa deste Sant Feliu de Lió.

Entretanto foi encontrada uma anotação, nos arquivos eclesiásticos, datada de 1410 que diz: Jo, Garcés, diguí missa el primer dia d'agost a Sant Feliu de Girona( “eu, Garcés, disse missa no primeiro dia de Agosto em Sant Feliu de Girona”). Este escrito confirma a tese de que tradicionalmente Xàtiva celebrava a Festa do Santo Padroeiro no primeiro dia de Agosto e não a 23 de Abril, portanto Xàtiva sempre celebrou Sant Feliu de Girona como o santo padroeiro e não Sant feliu de Lió.

Por volta de 1643, para cumprir um decreto do Papa Urbano VIII, que pretendia reduzir as festividades somente ao Santo Padroeiro, Xàtiva passou a honrar e a celebrar Sant Feliu de Girona. A 17 de Outubro de 1643, chegou-se a uma solução que satisfazia os apoiantes dos dois santos. Nomearam então Sant Feliu de Girona patrona da cidade, e colocaram no altar mor os dois santos lado a lado. 

Assim, no eremitério de Sant Feliu de Xàtiva, encontramos dois santos Felius! Sant Feliu de Girona, o diácono e mártir de Girona e o santo padroeiro de Xàtiva, e outro, Sant Feliu de Lió, para celebrar as festividades do santo de Lió!