FESTAS DE SANTO ANTÓNIO DE LISBOA

Junho é o mês dos Santos Populares – Santo António, São João e São Pedro – é um mês em que um pouco por todo o país se realizam festas e arraiais dedicadas a estes “santos populares”.

 

As principais Festas de Lisboa realizam-se de 12 para 13 de Junho, e celebram Santo António e são o acontecimento mais popular da capital portuguesa.

São festividades repletas de animação, em que os lisboetas saem à rua para celebrar o seu Santo Padroeiro (note-se que Lisboa tem como padroeiro principal São Vicente de Fora). Milhares de turistas, portugueses e estrangeiros, juntam-se a estas fabulosas festas populares transformando-as num acontecimento ainda mais grandioso. 

O ponto alto dos festejos chega com as Marchas Populares, na noite de 12 de Junho, e que se realizam desde 1932. Cada bairro da cidade desfila pela Avenida da Liberdade, com dezenas de pessoas vestidas a rigor, muita música e cor, competindo pela vitória anual. Nesta avenida para além das centenas de figurantes, da infindável cor e da música, encontra-se uma imensa multidão que assiste extasiada a este belo espetáculo.

csm_marchas_canceladas_b2d5d780fa.jpg
imagesy.jpg

A animação continua até ao raiar do dia, cantando, dançando e comendo, pelos arraiais que acontecem nos bairros típicos de Lisboa: Alfama, Graça, Bica, Mouraria ou Madragoa. Os largos e as vielas medievais destes Bairros Populares são engalanadas com arcos, e balões coloridos e o ar é perfumado pelo odor dos “manjericos” um vaso de manjericão, que traz também um cravo feito em papel e uma pequena bandeira com mensagens, que devem ser oferecidos às namoradas. No ar paira ainda o cheiro da sardinha assada e do caldo verde e ainda pão com chouriço e vinho tinto.

No dia 13 de Junho, os momentos mais importantes acontecem na Sé Patriarcal de Lisboa: a Procissão e os Casamentos de Santo António.

A Procissão que sai da igreja situada em Alfama junto à Sé de Lisboa – local onde terá nascido este santo por volta de 1193.  

Os Casamentos de Santo António, que acontecem desde 1958, e que inicialmente se realizavam no dia 13, e que de alguns anos a esta parte se realizam no dia 12.

As Festas de Lisboa não acabam nos festejos tradicionais! Há eventos e iniciativas para todos os gostos: literatura, esporte, peças de teatro, exposições, e sobretudo muita música (inúmeros concertos de fado e jazz ao ar livre). Apaixone-se pelas Festas de Lisboa!

festa-de-santo-antonio-de-lisboa-e1495641041752.jpg