Fonte Real da Trindade

A Fonte Real da Trinidad foi construída em 1403, todavia a informação oficial perdeu-se em 1707 aquando do incêndio do arquivo da cidade.

A Fonte da Real Trinidat está localizada na Praça Trinidad, em pleno centro histórico da cidade Xàtiva, é a mais antiga fonte da cidade (século XV) e um expoente da arquitetura gótica e uma das poucas deste estilo que ainda se conservam na Comunidade Valenciana, tem uma bacia octogonal, em cujo centro de eleva uma coluna em forma de prisma. O tambor é também octogonal e nas suas faces são esculpidos os brasões de armas de Xàtiva e Aragão. Originalmente era policromada, mas a ação da água provocou a erosão dos bordos eliminando a policromia. O topo da fonte é uma pirâmide decorada com fileiras de croché e hoje em dia coroada com um pequeno um pequeno ornamento que substitui o original: uma imagem de Santa Lúcia.

Esta fonte serviu posteriormente de “modelo” para outras fontes, entretanto construídas.

O topo da fonte é uma pirâmide decorada com fileiras de alto relevo e atualmente está coroada com um pequeno um pequeno ornamento que substitui o original: uma imagem de Santa Lúcia.

A Fonte da Real Trinidad uma fonte muito especial e apreciada pelo povo Xátiva.

fuente trinidad.jpg

O QUE FAZER

Visitas Próximas