Screen Shot 2021-08-12 at 15.28.47.png

Gastronomia de Xàtiva

A gastronomia de Xátiva é muito rica, variada, tradicional e saudável. É tipicamente mediterrânica (a dieta mediterrânica é desde 2013 Património Imaterial da Humanidade), onde os vegetais, legumes e frutas são de origem local.

O arroz é o ingrediente principal em muitos pratos típicos, arròs caldós, arròs en fesols i naps, arròs blanquet, sem esquecer a paella que em Xátiva é cozida com carne abundante, leguminosas e legumes. O prato mais típico de Xàtiva é “la cassola d’arròs al forn”.

Os muçulmanos, que durante séculos povoaram essas terras, deixaram sua marca tanto nos pratos principais quanto em sua maneira de prepará-los e nas sobremesas. Do ponto de vista antropológico a gastronomia de Xàtiva é uma preciosidade, pela fusão que muitos pratos revelam as origens árabes e as tradições ancestrais 

 

No que se refere às sobremesas destacamos algumas como: “el Torró de Gat”, “los Pastelitos de Boniato” e las “Monas”. De referência obrigatória é a doçaria de influência árabe - o “Arnadí”, sobremesa originária de Xàtiva, que foi passada de geração em geração, é um doce típico feito com abóbora e amêndoas –  sua herança dos tempos do Al-Andaluz é revelada, por ser muito elaborada e esteticamente marcante fazendo lembrar um tajine (caçarola árabe típica). Outro doce de origem árabe é a “Almoixàvena”, de preparo e ingredientes simples: ovos, farinha, açúcar, canela e manteiga.

Screen Shot 2021-08-18 at 12.03.08.png

Arnadí

Screen Shot 2021-08-18 at 12.03.22.png

Almoixàvena

Screen Shot 2021-08-18 at 12.02.59.png

Arròs caldós amb fesols i naps

Guia de Restaurantes

Para degustar as maravilhas da gastronomia de Xátiva pode consultar no link abaixo uma lista de restaurantes de referência.