Exterior_de_l'església_de_sant_Francesc_de_Xàtiva.jpg

Igreja de São Francisco

A Igreja de Sant Francesc está situado na imponente Rua Montcada, é uma igreja em estilo gótico cisterciense que foi construída na segunda metade do século XIV, tinha uma única nave com sete capelas laterais. A igreja tem uma única nave com arcos pontiagudos e um telhado de madeira lustrada. Tem também sete capelas laterais nervuradas entre os contrafortes interiores, onde janelas com tabuleiro gótico costumavam abrir. No interior, destaca-se o retábulo do Verge de la Llet (Virgem do Leite) de Valentí Montoliu, que pertence à escola Morellano-Aragonesa. É o único vestígio arquitectónico do desaparecido convento de Sant Francesc, fundado por Jaume I.

Deu o seu nome a um dos portões da muralha ao lado do qual estava situado

Uma das janelas com traça gótica que está embutida nas paredes da igreja que foi renovada do século XVIII.

Devido à sua proximidade com os palácios da nobreza de Sevilha, tornou-se o panteão das famílias mais ilustres de Xàtiva. Numerosos personagens foram aqui enterrados: o Conde de Urgel, pretendente à Coroa de Aragão no Compromisso de Caspe e muitos membros de famílias importantes da Costera. 

No final do século XIV os Borja tinham a capela funerária nesta igreja. Ali foram enterrados Catarina de Borja, irmã de Calisto III, os avós de Roderic de Borja (Papa Alexandre VI) e outros parentes. Em 1470, os restos mortais foram transferidos para a Ordem.

 

O conjunto foi afectado por um incêndio no século XVIII, e foi restaurado e coberto de acordo com os gostos da época. 

Em 1976 o seu “envelope” barroco foi removido, deixando a estrutura gótica original.

Dados de contato

Carrer Montcada, 2, 46800 Xàtiva, Valencia, Espanha

O QUE FAZER

Visitas Próximas