iglesia san pedro.jpg

Igreja de São Pedro

A tradição diz que foi fundada por Jaume I numa antiga mesquita, mas o edifício actual foi erguido no século XIV. É considerada uma das igrejas mais antigas da cidade e foi durante muito tempo um foco cristão após a conquista cristã. Este templo cristão é um excelente exemplo do denominado Gótico de Conquista que foi difundido pelas ordens mendicantes. Roderic de Borja (futuro Papa Alejandro VI) recebeu o sacramento do batismo nesta igreja em 1432.

A igreja de Sant Pere Apóstolo data do século XIV e está localizada no centro do antigo bairro do mercado. A sua estrutura era simples, com uma planta rectangular com arcos de diafragma que dividiam a nave em quatro secções, e uma torre ligada à capela-mor. Ao longo dos anos o edifício sofreu várias transformações, sendo a mais notável a que teve lugar após o incêndio de 1707, que deu à igreja o desenho barroco e rococó da época. Acredita-se que a ampliação da nave e a instalação de capelas tenha acontecido antes do incêndio.

O aspecto actual é o resultado de uma restauração realizada entre 1988 e 1995, que permite observar as diferentes fases pelas quais o edifício passou (séculos XIV a XVIII). Destaca-se o tecto original de madeira policromada, bem como a última secção e a capela-mor, que foram deixadas com a cobertura rococó como testemunha. As capelas também foram removidas e 26 criptas apareceram no subsolo.

Dados de contato

Carrer Sant Pere, 0, 46800 Xàtiva, Valencia, Espanha

O QUE FAZER

Visitas Próximas