Ig_Sto_Ildefonso_3.jpg

Igreja de Santo Ildefonso

Igreja de Ildefonso

Esta igreja de tipologia barroca “austera”, que remete para a “severidade repressiva da Contra-Reforma”, situa-se numa das extremidades da Praça da Batalha (à sua frente ergue-se a Igreja dos Clérigos, um edificio também barroco, mas esteticamente cenográfico – obra do arquiteto italiano Nicolau Nazoni). Esta igreja foi erigida na primeira metade do século XVIII no local onde existia, no século XII, uma ermida que terá sido sagrada pelo bispo D. Pedro Pifões.

O interior da Igreja de Santo Ildefonso é de tipologia octogonal rígida. A capela-mor, que sofreu obras de ampliação em meados do século XIX, apresenta um retábulo em talha, desenhado por Nicolau Nazoni, e executado por Miguel Francisco, datado de 1745, cuja exuberância se destaca.

No exterior o edificio de fachada barroca (austera), que é antecido por uma grande escadaria, destacamos duas torres sineiras e um nicho com imagem de Santo Ildefonso. Maior destaque vai para o revestimento azulejar datado de 1932, da autoria de Jorge Colaço, com painéis figurativos onde estão representadas cenas da vida de Santo Ildefonso e alegorias à Eucaristia.

Conheça o museu da Arte Sacra da Igreja Ildefonso:

Redes Sociais
  • Instagram
  • Facebook
Ig_Sto_Ildefonso_Museu_arte_sacra_2.jpg

Museu da Arte Sacra da Igreja Ildefonso

Praça da Batalha, s/n, 4000-101, Porto

Tel:222 004 366

E-mail:paroco@santoildefonso.org

Dados de contato

O QUE FAZER

Visitas Próximas