Igreja de São Tiago 

O edifício atual de arquitetura Chã ou estilo Chão (basicamente maneirista, mas com uma estrutura clara e robusta, com superfícies lisas e pouca decoração) resulta da campanha arquitetónica e decorativa levada a cabo no século XVII, que integrou elementos estruturais anteriores, nomeadamente a capela-mor, o arco triunfal e algumas capelas laterais.

A igreja de São Tiago fica situada no Largo Alexandre Herculano, foi colegiada real e sede de paroquial até ao ano de 1840.

Embora remontando a épocas mais recuadas, já existia em 1302, a igreja de São Tiago sofreu profundas remodelações arquitetónicas nos séculos XVI e XVII conservando, porém, alguns vestígios da época manuelina, como os presbitérios e as ameias chanfradas ainda visíveis na ala sul do templo.

O interior, de uma só e ampla nave encontra-se profundamente decorado ao gosto da época barroca. Destacamos e abóbada revestida de frescos, as paredes laterais revestidas de painéis de azulejos historiados da autoria do célebre ceramista Gabriel del Barco, representando cenas bíblicas, e ainda o rico retábulo de talha dourada da capela mor (século XVIII).

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

© 2017 GRUPO GALA | All Right Reserved