Livraria Lello

Livraria_Lello_2.jpg

Livraria Lello

As origens da Livraria Lello & Irmão remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram, no Porto, na Rua do Almada, um estabelecimento dedicado ao comércio e edição de livros, mas que ainda não era a Livraria que se tornaria um ex-libris do Porto.

Em 1894, que José Lello compra a Livraria Chardron, juntamente com todo o seu espólio, à empresa Lugan & Genelioux – a Livraria Chardon foi fundada por de Ernesto Chardon, tendo sido o primeiro a publicar obras sonantes como as de Eça de Queirós ou de Camilo Castelo Branco.

Em 1906 foi inaugurado o edifício neogótico da Livraria Lello, com pompa e circunstância, contando com a presença de figuras de vulto da altura, o edifício neogótico, na Rua das Carmelitas. O edifício que saiu da visão sumptuosa do engenheiro Francisco Xavier Esteves, marcará o edificado da Cidade Invicta transformando-se numa das mais belas e emblemáticas livrarias do mundo.

Redes Sociais
  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

A fachada – uma das mais fotografadas do Porto – destaca-se pelo seu colorido, pelas suas duas vitrines e pelos paineis simbolistas que representam as figuras da Arte e da Ciência.  

O seu interior é absolutamente fabuloso, combinando o estilo Eclético e a Art Noveau (Arte Nova), onde os mais diversos detalhes são capazes de nos fazer viajar no tempo.

Podem ser observados baixos relevos representando os fundadores – António e José Lello. Destaque também para os bustos de alguns dos mais importantes escritores portugueses – Eça de Queirós, Camilo Castelo Branco ou Teófilo Braga.

Pormenores como o imponente teto, as enormes estantes repletas de livros, as colunas, os arcos quebrados, e o enorme vitral (com 8,5 metros de comprimento por 3,5 metros de largura) que projecta luz natural para a fabulosa e imponente escadaria vermelha (e que serviu de inspiração para as escadas de Hogwarts nos livros e filmes de Harry Potter). Um verdadeiro cenário onde a fantasia e a realidade se mesclam.

Dado o crescente número de visitantes, obrigou em 2015 à reorganização da visita, passando a entrada a ser paga – voucher descontável na compra de livros.

Entre 2016 e 2017 a Livraria Lello foi alvo de uma intervenção, não só para proteção do património, como para renovação do seu interior e restauro da fachada e do vitral.

 

Quem visita o Porto tem que obrigatoriamente visitar a Livraria Lello.

Livraria_Lello_1.jpg
Livraria_Lello_3.jpg

Dados de contato

Localização: Rua das Carmelitas, n.º 144 | 4050-161 Porto | Portugal

Email: Info@livrarialello.pt

O QUE FAZER

Visitas Próximas