Montanha da Penha

No topo da Penha encontra-se o Santuário de Nossa Senhora da Penha, conhecido local de peregrinação. 

Símbolo de fé e farol de Guimarães, o Santuário da Penha é um monumento de singular beleza e valia arquitectónica e religiosa.

O Santuário da Penha é um exemplar único da arquitectura religiosa de Marques da Silva. Em 1930, o reconhecido arquiteto, um verdadeiro amigo da Penha, ficou incumbido do projeto e da escolha do local de implantação. Os trabalhos de regularização do terreno começaram em 6 de agosto do mesmo ano.

Inaugurado em 1947, é um monumento de singular beleza e valia arquitetónica e religiosa. Uma obra emblemática de Guimarães.

A capela, mandada construir em 1652, serviu de Convento da Imaculação Conceição já em 1727. Neste local deslumbre-se com a beleza dos azulejos parietais, e o seu púlpito.

Aventure-se ainda na descoberta das inúmeras grutas e igreja, e aproveite para desfrutar das magníficas paisagens que os miradouros naturais lhe proporcionam.

A montanha da Penha dispõe de uma ampla oferta de espaços e serviços: um parque de campismo de montanha, um campo de mini-golfe, circuitos de manutenção, um Centro Equestre, áreas de passeio e piquenique, restaurantes, bares e cafetarias.

Como chegar

Se estiver de carro, suba ao topo da Montanha da Penha onde se concentram todos os seus atrativos naturais, o Santuário, os diversos restaurantes e o Parque de Campismo. 

Do centro histórico ao topo são cerca de 7,5km de caminho (cerca de 15min de carro).

Veja no mapa abaixo como chegar do centro de Guimarães ao topo da Montanha da Penha.

Se chegar à cidade de autocarro ou de comboio, provavelmente andará a conhecer a cidade a pé, visto que todos os espaços emblemáticos se centram no centro da cidade. Assim, a melhor forma de chegar ao topo da Montanha é de teleférico. 

A viagem tem uma duração de cerca de 15 min e permite-lhe ter a melhor perspetiva sobre a cidade.

Saiba mais informações sobre o Teleférico de Guimarães aqui.

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

© 2017 GRUPO GALA | All Right Reserved