MUSEU DO FADO

Localização: Largo do Chafariz de Dentro | Bairro de Alfama

Telefone: (+351) 21 882 34 70

E-mail: info@museudofado.pt

museu-fado-alfama-lisboa.jpg

O Museu do Fado foi inaugurado a 25 de Setembro de 1998 e é um museu consagrado ao universo do fado e da guitarra portuguesa. O museu localiza-se no bairro de Alfama e está instalado na Estação Elevatória de Águas de Alfama.

O Museu do Fado tem um espaço para a realização de exposições temporárias e um espaço com uma exposição permanente, onde está exposta uma multiplicidade de objectos ligados à canção de Lisboa (instrumentos, troféus, discos, partituras) e o célebre quadro “O Fado”, de José Malhoa bem como obras de Rafael Bordalo Pinheiro, entre outras obras de arte.

Dispõe igualmente de um Centro de Documentação, uma Loja Temática, um Auditório, e a Escola do Museu, onde são ministrados cursos de guitarra portuguesa e de viola de Fado, e onde é possível frequentar um seminário para letristas. A Escola disponibiliza igualmente um gabinete de ensaios para intérpretes. 

Desde 2016 o museu disponibiliza, através da Internet, um Arquivo Sonoro Digital com acesso a milhares de registos sonoros desde o início do século XX, via pesquisa por intérprete e reportório.

museu-do-fado-p.jpg
images.jpg

O fado está profundamente ligado à tradição e história cultural de Portugal, ocupando um papel fundamental na afirmação da identidade cultural do país além-fronteiras. A exposição permanente, patente no Museu do Fado, oferece uma leitura multidisciplinar da história da canção urbana de Lisboa desde a sua génese até à actualidade. O Fado de Lisboa foi elevado à categoria de Património Cultural e Imaterial da Humanidade em Novembro de 2011.

Este espaço cultural privilegia a interatividade, pelo que ao longo do museu há um vasto conjunto de postos de consulta interactiva documentando a história do Fado, possibilitando a consulta das biografias de centenas de personalidades ligadas ao Fado. Ao longo do percurso museológico, o audioguia permite a audição de várias dezenas de fados.

MuseuFado_01.jpg

“Durante todo o percurso serás convidado a conhecer esta arte desde a sua génese, do século XIX até aos dias de hoje: como ficou conhecido em todo o mundo; a sua passagem e importância no teatro, na rádio, no cinema e na televisão; como se vive o fado no seu ambiente mais puro, nas tradicionais casas de fado; e ainda todo o percurso biográfico e artístico de dezenas de fadistas e outras pessoas intimamente ligadas a este universo.” (in O que ver no Museu do Fado - Lisboa Secreta)

Este é um espaço para todos os que amam o Fado, mas acima de tudo para os que amam a música em geral.

Redes Sociais:

  • Facebook

Coordenadas GPS: 38º 42’ 40”N 9º 07’ 39” W