Discover the Best of Portugal, Espanha e Cabo Verde
OCEANÁRIO DE LISBOA
Localização: Parque das Nações - Esplanada D. Carlos I
Contactos
-
Telefone: (+351) 218 917 000
-
Email: info@oceanario.pt

“Oceanário de Lisboa” – Foto: de Pedro Pina
O Oceanário de Lisboa, originalmente Pavilhão dos Oceanos, está situado no Parque das Nações. Foi construído e inaugurado no âmbito da Expo 98, a última Exposição Mundial do século XX, com o tema "Os Oceanos, um Património para o Futuro".
O pavilhão que lembra um porta-aviões está instalado num cais rodeado de água – o design conceptual, de arquitetura e de exibição é do arquiteto norte-americano Peter Chermayeff. A conclusão do projeto de expansão do Oceanário, aconteceu, em Abril de 2011, com a inauguração do “Edífício do Mar”, da autoria do arquiteto português Pedro Campos Costa.
O Oceanário de Lisboa é um Aquário Público e uma Instituição que se dedica à pesquisa nas áreas da Biologia Marinha e da Oceanografia.

O Oceanário é um dos maoires aquários indoor da Europa, contendo uma extensa coleção de espécies – peixes, aves, mamíferos e outros habitantes marinhos. Em 2015, 2017 e 2018, foi considerado como o melhor oceanário do mundo, no Traveler’s Choice do TripAdvisor. É considerado um dos melhores aquários públicos do mundo.
Foto: Lisboa Secreta

“Aquário Central” – Foto: Pedro Pina

“Lontras Marinhas” – Foto: Pedro Pina
O Oceanário de Lisboa conta com uma área total de vinte mil metros quadrados, tem cerca de sete milhões e meio de litros de água repartida pelos mais de trinta aquários, nos quais habitam mais de oito mil organismos vivos – entre animais e plantas – de mais de quinhentas espécies diferentes.
O destaque vai para o grande aquário central, que representa o Oceano Global, e onde coexistem várias espécies de peixes – como tubarões, raias, atuns, barracudas e pequenos peixes tropicais. Há ainda quatro aquários contíguos que representam a Terra/Mar em cada um dos quatro oceanos: Atlântico, Antártico, Pacífico e Índico. Estes encontram-se separados do aquário central por grandes painéis de acrílico estrategicamente colocados, criando-se a ilusão de se estar perante um único aquário.
O Oceanário de Lisboa para além da sua vertente lúdica tem vindo a desenvolver uma importante vertente pedagógica – educação e sensibilização – de crianças e jovens para a conservação dos Oceanos, promovendo frequentemente workshops e outras atividades relacionadas com os oceanos e as espécies marinhas.
Como não podia deixar de ser o Oceanário de Lisboa tem uma mascote que saúda os que visitam este fabuloso espaço – o boneco Vasco com o mote: "O Vasco é boa onda!". Nome em homenagem ao grande navegador português Vasco da Gama.


Foto: terradasideias.com
Foto: oceanário.pt
O Oceanário dispensa maiores explicações. O Oceanário é completo, é mágico e é gigante, é o local ideal para nos “perdermos” a observar o mundo submarino por horas e horas (no mínimo 2 ou 3 horas).
Redes Sociais
Coordenadas GPS: Parque das Nações: 38º 46’ 7.1’’ N 9º 5’ 45.1’’ W