OCEANÁRIO DE LISBOA

Localização: Parque das Nações - Esplanada D. Carlos I

Contactos

ocea1.jpg

“Oceanário de Lisboa” – Foto: de Pedro Pina

O Oceanário de Lisboa, originalmente Pavilhão dos Oceanos, está situado no Parque das Nações. Foi construído e inaugurado no âmbito da Expo 98, a última Exposição Mundial do século XX, com o tema "Os Oceanos, um Património para o Futuro".

O pavilhão que lembra um porta-aviões está instalado num cais rodeado de água – o design conceptual, de arquitetura e de exibição é do arquiteto norte-americano Peter Chermayeff. A conclusão do projeto de expansão do Oceanário, aconteceu, em Abril de 2011, com a inauguração do “Edífício do Mar”, da autoria do arquiteto português Pedro Campos Costa.

O Oceanário de Lisboa é um Aquário Público e uma Instituição que se dedica à pesquisa nas áreas da Biologia Marinha e da Oceanografia.

ocea2.jpg

O Oceanário é um dos maoires aquários indoor da Europa, contendo uma extensa coleção de espécies – peixes, aves, mamíferos e outros habitantes marinhos. Em 2015, 2017 e 2018, foi considerado como o melhor oceanário do mundo, no Traveler’s Choice do TripAdvisor. É considerado um dos melhores aquários públicos do mundo.

Foto: Lisboa Secreta

ocea4.jpg

“Aquário Central” – Foto: Pedro Pina

ocea3.jpg

“Lontras Marinhas” – Foto: Pedro Pina

O Oceanário de Lisboa conta com uma área total de vinte mil metros quadrados, tem cerca de sete milhões e meio de litros de água repartida pelos mais de trinta aquários, nos quais habitam mais de oito mil organismos vivos – entre animais e plantas – de mais de quinhentas espécies diferentes.

O destaque vai para o grande aquário central, que representa o Oceano Global, e onde coexistem várias espécies de peixes – como tubarões, raias, atuns, barracudas e pequenos peixes tropicais.  Há ainda quatro aquários contíguos que representam a Terra/Mar em cada um dos quatro oceanos: Atlântico, Antártico, Pacífico e Índico. Estes encontram-se separados do aquário central por grandes painéis de acrílico estrategicamente colocados, criando-se a ilusão de se estar perante um único aquário.

O Oceanário de Lisboa para além da sua vertente lúdica tem vindo a desenvolver uma importante vertente pedagógica – educação e sensibilização – de crianças e jovens para a conservação dos Oceanos, promovendo frequentemente workshops e outras atividades relacionadas com os oceanos e as espécies marinhas.

 

Como não podia deixar de ser o Oceanário de Lisboa tem uma mascote que saúda os que visitam este fabuloso espaço – o boneco Vasco com o mote: "O Vasco é boa onda!". Nome em homenagem ao grande navegador português Vasco da Gama.

concerto_para_bebes.jpg
ocea5.jpg

Foto: terradasideias.com

Foto: oceanário.pt

O Oceanário dispensa maiores explicações. O Oceanário é completo, é mágico e é gigante, é o local ideal para nos “perdermos” a observar o mundo submarino por horas e horas (no mínimo 2 ou 3 horas).

Redes Sociais

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
  • Preto Ícone TripAdvisor
  • Pinterest

Coordenadas GPS: Parque das Nações: 38º 46’ 7.1’’ N 9º 5’ 45.1’’ W

Informações Úteis