Padrão do Salado 

O Padrão do Salado (também designado por Padrão de Nossa Senhora da Vitória) é um dos ex-libris da cidade de Guimarães, situa-se em pleno centro histórico, frente à Igreja da Nossa Senhora da Oliveira. 

Monumento nacional desde 1956, o Padrão é um dos monumentos mais emblemáticos da cidade. 

Templete construído no ano de 1340, em estilo gótico, é o padrão comemorativo da Batalha do Salado (1340) em que D. Afonso IV, em conjunto com exércitos de Castela e Aragão, lutou contra muçulmanas de Granada e do Norte de África.

No seu interior encontra-se um pedestal em cujo topo se encontra uma cruz (espiritualmente gótica, no seu fuste, num plano inferior, está quatro imagens esculpidas alusivas a S. Vicente, S. Filipe, S. Torcato e ao Anjo da Guarda), executados em 1342, e que foram oferecidos por Pero Esteves, mercador vimaranense (e que vive em Lisboa). ​

“O padrão da vitória do Salado, mercê da sua localização em relação à colegiada e da imagem de devoção no interior, transformou-se, em pouco tempo, num dos mais importantes centros marianos do Norte do país, sendo procurado por verdadeiras multidões em dias de romarias e de festas. O gradeamento que o protege foi sucessivamente reformado ao longo dos tempos, datando da década de 70 do século XX a última grande campanha de restauro, momento em que foram substituídas as grades e se procedeu à consolidação das estruturas.”

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

© 2017 GRUPO GALA | All Right Reserved