Palacio_Bolsa_1.jpg

Palácio da Bolsa

 

 

O Palácio da Bolsa, ou Palácio da Associação Comercial do Porto, na cidade do Porto, começou a ser construído em Outubro de 1842, devido ao encerramento da Casa da Bolsa do Comércio, o que obrigou temporariamente os comerciantes portuenses a discutirem os seus negócios na Rua dos Ingleses, em pleno ar livre. O Palácio da Bolsa foi inaugurado seis anos depois (1848), todavia ainda sem estar totalmente concluído. As obras prolongaram-se por 68 anos, em 1910 as obras foram finalmente terminadas – data em que o exterior e o interior do edifício (concebido e concretizado com o máximo requinte, e de sabor revivalista). Em 1983 foi classificado como Monumento Nacional (MN).

O Edifício de estilo neoclássico está situado em pleno Centro Histórico da cidade do Porto, a conceção e autoria do projeto são da autoria do arquitecto Joaquim da Costa Lima, ao longo dos anos teve mais cinco arquitetos principais.

Palacio_Bolsa_4.jpg

De planta retangular, a sua fachada principal encontra-se segmentada em três corpos de ordem dórica, e com uma escadaria posicionada paralelamente ao edifício. Este átrio está marginado por um claustro envidraçado, coberto por uma enorme clarabóia assente numa estrutura metálica admirável.  Já no início da cobertura, está o escudo nacional e, na parte inferior, as armas de países que eram amigos e parceiros comerciais de Portugal no século XIX.     

A fachada emana alguma austeridade proveniente do classicismo das linhas arquitetónicas
 

O segundo piso, relativamente ao primeiro, caracteriza-se por uma maior sobriedade, sendo rasgado por janelas de sacada em secção rectangular e com mezzanino.

O interior do edifício pauta-se pela grandiosidade e exuberância desde logo presente no Pátio das Nações, coberto por uma estrutura metálica envidraçada. 

Palacio_Bolsa_8.jpg

Presentemente, é a sede da Associação Comercial do Porto, onde se realizam variados e marcantes eventos culturais, sociais e políticos da cidade. É considerado um dos mais belos edifícios portuenses, assim como um dos mais ricos de Portugal. 

Na Sala dos Retratos encontra-se uma extraordinária mesa do entalhador Zeferino José Pinto que levou três anos a ser construída, revelando-se um "exemplar altamente qualificado em todas as exposições internacionais a que concorreu".

Foi sobre as ruínas do antigo convento de São Francisco, doadas pela rainha D. Maria II que os comerciantes construíram o Palácio da Bolsa, para que nele se estabelecesse a praça ou bolsa do comércio e o tribunal de primeira instância. Atualmente, este palácio, é o ponto integrante da Rota Urbana do Vinho do Porto. 

Monumento Nacional (MN) desde 1982, situado no Centro Histórico da cidade do Porto, classificado como Património Mundial pela UNESCO (2001), o Palácio da Bolsa erguido pela Associação Comercial do Porto sobre as ruínas do Convento de S. Francisco tornou-se por excelência a Sala de Visitas do Porto, recebendo os mais ilustres visitantes – Monarcas, Presidentes da República e Ministros, bem como turistas de variadíssimos países, transformando este edifício no monumento mais visitado do Norte do País. 

Redes Sociais
  • Instagram
  • Facebook
Palacio_Bolsa_7.jpg
Palacio_Bolsa_6.jpg

Destacam-se algumas das salas nobres do segundo piso, tais como a Sala das Assembleias Gerais, com o tecto estruturado em madeira e delineado a ouro; a Sala da Direcção, que possui o tecto delicadamente coberto de estuque dourado; o Gabinete da Presidência cujas paredes se encontram pintadas com representações alusivas à Agricultura, à Indústria, ao Comércio e à Construção Naval e o Salão Árabe, de forte gosto revivalista, em planta oval, ornado de representações em arabescos vermelhos e dourados que contrastam com tom de azul que reveste o tecto e as arcadas.

O magnífico Salão Árabe foi construído entre 1862 e 1880, é das salas do Palácio o que mais se destaca – pelos maravillosos estuques do século XIX legendados a ouro com caracteres arábicos que preenchem as paredes e tecto da sala. É neste salão que tem lugar as homenagens a chefes-de-estado que visitam a cidade.

Palacio_Bolsa_1.jpg

A visita obrigatoriamente guiada tem uma duração de 30 minutos sendo o idioma marcado consoante ordem de chegada.

Endereço: Rua Ferreira Borges, 4050-253 Porto


Telefone: 223 399 000


Email: correio@cciporto.pt

Website: palaciodabolsa.pt

Dados de contato

O QUE FAZER

Visitas Próximas