palacio alarcon.jpg

Palácio de Alarcon 

O Palácio de Alarcón, está localizado na Praça da Trindade, no centro histórico da cidade de Xátiva, na região de La Costera, na província de Valência,é declarado Imovel de de Interesse Cultural, desde 1981

A grande porta brasonada, a disposição assimétrica das aberturas no piso principal e uma galeria de arcos semicirculares que iluminam o piso superior, elementos que do ponto de vista formal mais se destacam.

O palácio, considerado o mais monumental edifício civil não público de Xátiva, embora datado do século XVIII (pensa-se que tenha sido construído após o incêndio na cidade em 1707, mas deve ter sido concluído antes de 1730), há provas da sua existência no século XVII, quando era a residência da família Cabanilles, os Condes de Casal. Mais tarde, pertenceu à família de Pedro Guerola. Em 1760 Carlos Ruiz de Alarcón comprou o edifício e deu-lhe o seu nome.

Tem uma planta trapezoidal, adaptando-se ao canto do bloco de que faz parte, razão pela qual tem um canto chanfrado e três fachadas viradas para ruas diferentes.

A singularidade deste palácio reside no sincretismo entre a planta (de possível influência castelhana), com o único pátio privado de clausura e os materiais utilizados na ornamentação, que são típicos do barroco valenciano da primeira metade do século XVIII: cerâmica, ferro forjado e carpintaria.

46800 Xàtiva

València

Espanha

Palácio de Alarcon​​

O QUE FAZER

Visitas Próximas

Tempo