Mosteiro de Santa Clara 

O Mosteiro Real de Santa Clara, também chamado de Mosteiro La Asunción, está localizado em Xàtiva e a sua construção data do século XIV. Trata-se de um valioso complexo arquitectónico de 4.000 metros quadrados no centro histórico da cidade. Foi declarado um Bem de Interesse Cultural em 2003.

Foi fundado em 1325, por ordem testamentária de Doña Saurina de Entenza, viúva de Roger de Lauria, ficou estipulado que, às suas expensas, seria construído um Mosteiro para as Freiras Clarissas em Xátiva. Em troca a benemérita pediu unicamente que o seu corpo fosse enterrado. Em troca, ela unicamente pediu que o seu corpo fosse enterrado no templo numa tumba esculpida.

monasterio santa clara.jpg

É um edifício de arquitetura Gótico-Mudejar e Barroca, sendo a sua igreja dedicada à Virgem da Assunção.

O edifício foi alvo de alterações e extensões durante os séculos XVI e XVIII. Durante a Guerra Civil espanhola, o mosteiro foi dinamitado e demolido em grande parte, deixando hoje na área do alojamento do porteiro, a porta ogival com aduelas lisas, através da qual se acede ao mosteiro. No pós-guerra a igreja, o refeitório e o dormitório foram reconstruídos.

Algumas mulheres da família Borgia entraram no convento, Beatriz de Borja foi abadessa deste mosteiro.

O Mosteiro alberga um interessante acervo de peças de em ouro e prata medievais e renascentistas, imagens barrocas e pinturas valiosas, incluindo a grande tela da Santa Ceia de Vicente López. O mosteiro foi encerrado em 2001 e os seus pertences foram transferidos para a cidade vizinha de Canals.

Dados de contato

Carrer Montcada, 30, 46800 Xàtiva, València, Espanha

O QUE FAZER

Visitas Próximas