Semana Santa em Xàtiva

Procissão da Semana Santa - "As Cortesies ou el encuentro"

A Semana Santa em Xàtiva é uma das mais importantes da Comunidade Valenciana e uma das mais antigas. O ponto alto destas festas é a Procissão que inclui a representaçao de passagens biblícas que acompanham a maravilhosa custódia.

A cidade tem uma Comunidade de Dezasseis Irmandades, o que faz com que o número de pessoas da cidade e da região envolvidas seja muito elevado. A Irmandade do Sangue de Xàtiva é a mais antiga, com origens no século XIV, e uma das mais antigas em Espanha.

É um evento religioso de alto valor cultural e patrimonial, recentemente declarado Festival de Interesse Turístico Provincial.

 

As suas origens remontam ao fim da Idade Média, No entanto, toda a documentação anterior a 1707 foi perdida aquando do incêndio nos arquivos municipais. O século XVIII marca apogeu de esplendor das Festas da a Semana da Páscoa em toda a área mediterrânica. 

A Irmandade também criou um APP com todo o programa da Semana Santa, notificações de eventos, material multimédia, transmissões em fluxo contínuo, etc.

 Rico Património e Artístico e Religioso  

Durante a Semana Santa, as ruas da cidade enchem-se de pessoas que vêm assistir às procissões, de indiscutível solenidade, e que são o repositório de um rico património histórico, artístico e religioso. 

 

O Ecce-Homo e Nossa Senhora da Solidão são os protagonistas de uma das procissões mais conhecidas: a procissão das Cortesies ou El Encuentro (O Encontro), que se realiza na Quarta-feira Santa. A imagem de Nossa Senhora parte da Igreja Colegiada, e a do Ecce-Homo da igreja de Nuestra Señora de la Merced. À meia-noite, as duas procissões encontram-se em frente à igreja de Sant Francesc. As Estações Biblíblicas da Cruz organizadas pela Irmandade têm igualemnte que ser destacadas.

Durante esta procissão as imagens transportadas pelas diferentes irmandades, são elementos artísticos notáveis. Há numerosas imagens de grande antiguidade e valor, em cuja construção participaram os melhores especialistas da época. 

Algumas das imagens foram atribuídas ao valenciano Josep Esteve i Bonet, um escultor Neoclássico proeminente que se especializou em imagens religiosas. 


 

A música desempenha um papel de extrema importância durante a celebração das Procissões Religiosas da Quaresma, o momento litúrgico mais importante do ano litúrgico cristão. 

Para além das bandas de bateria de cada irmandade, que imprimem solenidade à atmosfera com o seu som rítmico, participam as duas sociedades musicais de Xàtiva. 

A Primitiva Setabense e a Nova de Xàtiva publicaram conjuntamente duas obras de elevado valor artístico intituladas Marxes Processonals, com uma compilação das peças que são tocadas nas ruas da cidade na Páscoa. 

 

A Semana muda as suas datas todos os anos, uma vez que a data da Páscoa é fixada a partir da primeira lua da Primavera. A melhor maneira de seguir o programa completo de eventos é a partir do website da Irmandade das Irmandades.

Screen Shot 2021-08-18 at 10.19.22.png
Screen Shot 2021-08-18 at 10.19.32.png

Créditos: Fotográfias hermandadxativa.wordpress.com/