Teatro Romano

O Teatro Romano foi descoberto nos anos 80 de forma acidental, quando se iniciou a construção do Centro Regional de Artesanato. O Monumento encontrava-se oculto sob várias camadas de ocupação (bizantina, andaluz, baixo-medieval…), para além de que não havia qualquer registo da sua existência. Esta ocultação permitiu que uma grande quantidade do material original do Teatro se mantivesse conservada no local.

Entre 1996 e 2003 decorreram a escavação de todo o espaço do Teatro, exibindo agora o seu esplendor a todos os que visitam Cartagena.

 

 

No Museu do Teatro Romano poderá conhecer um pouco mais sobre a evolução urbana através da exposição de objetos arqueológicos recuperados durante a escavação, como objetos em cerâmica e outros de uso diário.

Tem ainda uma sala exclusivamente dedicada à coleção de arquitetura monumental com peças originais e uma maquete do teatro, onde poderá conhecer as técnicas utilizadas na construção inicial.

Antes de chegar ao Teatro irá passar pelo Corredor Arqueológico. Este corredor subterrâneo leva-o por baixa da Igreja de Santa Maria, numa viagem pela evolução deste monumento, onde poderá ver as fundações e a muralha da Medina islâmicas e algumas modificações que foram sendo efetuadas em diversas épocas.

 

Para finalizar a visita entrará no espaço do Teatro Monumental com capacidade para cerca de 7000 pessoas. Construído num dos locais mais altos da cidade, tinha como objetivo causar uma impressão de grandeza e riqueza a todos os que chegavam de barco a Cartagena.

A 21 de janeiro de 1999 foi declarado Bem de Interesse Cultural na categoria de monumento.

Saiba mais teatroromanocartagena.org

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

© 2017 GRUPO GALA | All Right Reserved