Terraços

Do centro do pátio começa a escadaria estreita e ascendente que leva primeiro a um pequeno terraço e depois ao ponto mais alto da fortificação, uma magnífica torre de vigia, a mais alta e larga e que domina tudo: popularmente conhecida como "El Macho".

A vista sobre a costa de Maestrazgo é absolutamente mágica, no horizonte vemos a fabulosas encostas do Parque Natural da Serra d’Irta, Ao longe podemos também avistar o Parque Natural e Reserva Marinha da Serra d'Irta, onde entre as montanhas escarpadas se encontra a secular Ermida de Sant Antoni e ainda Torre de Badum, na costa sul, célebre na história pelo seu papel de miradouro, bem como as cidades de Benicarló e Vinarós, e ainda um mar a perder de vista.

 

A partir do “El Macho” a nossa vista alcança ainda outros locais marcantes. 

Pode ver-se a Península onde se situa o castelo e a cidade muralhada, um ponto de transição entre dois tipos de costa contrastantes – a costa norte constituída por uma magnífica baía arenosa, e a costa sul recortada e rochosa. 

Do lado poente encontra-se o casario da aldeia velha, virada para sudoeste e empoleirada na encosta tem-se uma extraordinária vista panorâmica de uma aldeia com casas caiadas de branco, com as suas sinuosas, irregulares, mas agradáveis ruelas, de estrutura árabe-medieval.

Dada a multiplicidade de visões que captadas pelos olhos, o olhar perde-se e para obrigatoriamente no Parque de Artilharia e na Ermida do Mare de Déu – templo do barroco valenciano orientado para as largas e calmas praias de águas transparentes e areias suaves – que se encontra adossada ao castelo e que abriga a patrona da cidade