TORRE DE BELÉM

Localização: Jardim da Torre de Belém | Lisboa

Telf(s): (+351) 213 620 034

E-mail: geral@mjeronimos.dgpc.pt

LikedPlaces_Planear_Viagem_Lisboa.jpg
P_Torre-de-Belém_660x371.jpg

Torre de Belém, oficialmente Torre São Vicente, foi construída entre 1514 e 1520 pelo arquiteto militar Francisco de Arruda e pertencia à formação de defesa da bacia do Tejo.  Foi mandada erigir por João II de Portugal, composta a sul pela torre de São Sebastião da Caparica (1481) e a oeste pela Torre de Santo António de Cascais (1488). A torre, com 35 metros de altura, possui três andares e um terraço com vista para a paisagem ao redor, o que era fundamental para o desempenho das suas funções..

A Torre de Belém foi a primeira fortificação portuguesa com dois andares de posições de tiro, marcando uma nova evolução da arquitetura militar.  

Lisbon-2018-813_new.jpg

Um dos ex libris da cidade, o monumento é um ícone da arquitetura do reinado de D. Manuel I, numa síntese entre a torre de menagem de tradição medieval e o baluarte moderno, onde se dispunham peças de artilharia.

Ao longo do tempo, a torre foi perdendo a sua função de defesa da barra do Tejo e, a partir da ocupação filipina, os antigos paióis deram lugar a masmorras. Nos quatro pisos da torre, mantêm-se a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e, finalmente, a Capela com as suas características abóbadas quinhentistas.

belem-tower.jpg

O monumento destaca-se pelo nacionalismo implícito e que remete para o tempo em que Portugal era uma potência global (a do início da Idade Moderna).

A torre de Belém é considerada uma das principais obras do estilo manuelino, graças aos seus muitos elementos típicos, como a esfera armilar (símbolo de Manuel I), a cruz da ordem de Cristo (à qual pertenceu Manuel I) ou ogivas elaboradas. Contudo, certos ornamentos da torre datam de sua restauração, em meados do século XIX, como os escudos que carregam a cruz da ordem militar de Cristo, decorando as ameias assim como o pequeno claustro. As decorações mais elaboradas estão voltadas para o Tejo.

Torre_Belém_at_Night.jpg

Entre tudo que se pode ver destacamos, pela singularidade, a base das torres de vigia adornadas por imagens de animais selvagens, incluindo um rinoceronte que é considerado a primeira escultura deste animal na arte da Europa Ocidental. Este rinoceronte foi provavelmente um daqueles que Manuel I enviou ao papa em 1515. 

Na década de 1840, sob o impulso do escritor Almeida Garrett, a torre de Belém foi restaurada pelo rei Fernando II de Portugal. Ao mesmo tempo, ornamentos neomanuelinos foram adicionados ao edifício (como acima referido).

 

Foi declarado Monumento Nacional em 1910. Juntamente com o Mosteiro dos Jerónimos, foi classificada em 1983 como Património Mundial da UNESCO e eleita como uma das Sete Maravilhas de Portugal em 2007.

Em qualquer passagem por Lisboa a visita a este monumento e obrigatória.

Coordenadas GPS: 38º 41’ 30” N, 9º 12’ 57” W