torre quadrada.jpg

Torre Quadrada

Esta torre, de 26 metros de altura, recebe o seu nome dada a sua planta exterior apresentar uma construção em forma de quadrado, todavia tal não passa de uma ilusão ótica. Na verdade é um retângulo. De qualquer modo, e com exceção das câmaras de tiro e do pequeno hall de entrada, os seus dois pisos formam efetivamente um quadrado.

Aquando do processo reconstrutivo esta torre encontrava-se bastante bem conservada e o seu interior revelava importantes detalhes arquitetónicos, sendo de uma enorme singularidade. O teto da sala inferior é em cúpula forrada tijolo, a cúpula da sala superior tem forma octogonal. Foi, juntamente com o pátio de armas, onde foram encontrados sinais de pavimentação com tijolos acentados em quadrícula, ainda preservavam algumas ameias o que permitiu a reconstrução do que faltava como as originais.

Nesta torre ainda se conservam algumas pinturas, ainda que não se conservem grandes paineis, que estejam bastante descoloradas e que sejam composição simples, pintadas a vermelho e preto, tornam-na numa das mais elegantes entre o conjunto das torres do castelo de Almodóvar.

Não há comunicação interior entre os dois pisos. Acede-se ao piso inferior pelo Pátio de Armas e ao superior pelo caminho de ronda. Apesar desta Torre (século XIV) e do Revolcadero (construção mudéjar do século VIII) terem sido edificados em diferentes épocas as técnicas de construção são muito semelhantes.

Nesta torre existem cinco camaras de tiro (das treza existentes em toda a fortificação). A localização desta Torre facilitava a vigilância da parte norte, bem como do território norte extramuros (função que realizava em conjunto com a Torre Quadrada).