Torre Redonda

Tal como o seu nome indica esta Torre, construída no século X, e com um arco do século XIV, é de configuração redonda, o que torna singular entre as demais torres do castelo. 

Mas a singularidade desta torre vai muito para além da sua forma cilíndrica. É uma torre com dois perfis: um inferior quadrado e um superior circular.  Tem uma planta em forma de ferradura, o que fez com que aquando das obras de restauro se tenha tido que desmontar a abóbada superior, e fazê-la de novo. Outra característica única prende-se com o facto de ser a única torre onde se podia aceder desde o interior a uma galeria subterrânea.

Nesta torre encontrava-se a cisterna subterrânea, o que lhe permitia ter água, aliás é a única torre com cisterna.  Para além desta tinha ainda mais dois pisos, um maior outro mais pequeno, ambos acessíveis por escadas. O acesso ao piso inferior faz-se através do pátio de armas e o acesso ao piso superior faz-se pelo adarve. O acesso ao topo era feito por escadas interiores a partir do segundo piso.