​Túmulos

No Mosteiro de Santa Cruz encontram-se sepultados os dois primeiros reis de Portugal, estando o edifício classificado como Panteão Nacional.

No Mausoléu do lado do evangelho (lado esquerdo) está sepultado o primeiro Rei de Portugal, D. Afonso Henriques (1110- 1185). Do lado da epístola (lado direito), encontra-se sepultado o seu filho e herdeiro do trono, D. Sancho I (1154- 1211).

A construção desses túmulos é de natureza gótica, mas a decoração apresenta elementos renascentistas e manuelino. O projeto é atribuído a Diogo de Castilho.

Quanto ao túmulo de D. Afonso Henriques, o centro é ocupado por Nossa Senhora de Assunção, ladeada de anjos músicos. Num plano ligeiramente inferior, de um lado e do outro, dois evangelistas e em plano superior, dois profetas. Nos pilares estão figurados os doze apóstolos. O remate de todo o conjunto é o escudo nacional, suportado por dois anjos, ladeados por S. Cristóvão e Santa Helena.

No túmulo de D. Sancho I pode-se observar no centro a imagem de Nossa Senhora com o Menino, acompanhados de Santa Catarina e Santa Maria Madalena. Nos pilares e nas faces mais próximas do centro, as quatro virtudes cardeais (justiça, fortaleza, temperança e prudência). Na face central, os quatro Doutores da Igreja, e nas exteriores, as três virtudes teologais. Além disso, existe a figura de um bispo não identificado. E para completar tudo, o escudo que dois anjos seguram.

  • YouTube
  • Instagram
  • Facebook

© 2017 GRUPO GALA | All Right Reserved